Izakaya, comida de bar e snacks

kb_jp14_1884

Izakaya

Segundo o tema de comida no Japão, não posso deixar de falar do Izakaya. É um tipo de bar tradicional japonês que serve “comidas de boteco”. Em geral, nos Izakaya não tem cardápio em inglês, está tudo em japonês e escrito pelas paredes. Logo que cheguei em Tóquio Daisuke, meu anfitrião na cidade, convidou para irmos num Izakaya. Foi ótimo, começamos com cerveja e terminei provando saque também. As comidinhas eram ótimas, em geral se come muito os famosos Yakitori. Os típicos são de frango, mas comi de diversos sabores. Também comemos alguns pratos de peixe cru marinado que lembram um pouco o ceviche. Uma segunda vez voltei a um Izakaya com Helena, minha amiga “semi” japonesa. Ficamos só na cerveja e alguns Yakitori, adorei.

Com Tomoko, num sábado, paramos num bar de Yakitoris que parecia animado. Este tinha cardápio em inglês e muito estrangeiro. Achamos estranho a quantidade de gringos no lugar, ao sair descobrimos o por que. Era o bar Gonpachi, onde filmaram o filme Kill Bill, explicado… A comida era ótima, tinha até um guioza pizza e um dos Yakitori que mais gostei foi um de aspargos verde enrolado com bacon.

E pra terminar sobre as comidas de bar, num dos últimos dias da viagem, em Fujinomiya deu vontade de tomar um vinho e comer salada. Foi engraçado comer comida ocidental com hashi. Tudo foi uma grande experiência cultural no Japão.

Comidinhas / snacks

Umas das coisas que gostei no Japão foi a quantidade de comidinhas, lanches pra comer caminhando, fora de hora. Em qualquer lugar, se der uma fominha, logo ali perto tem algo num palitinho pra vender. Como não gosto muito de doces, deixei de experimentar uma grande variedade de quitutes doces, comi só alguns dos salgados. Em geral são fritos, feitos de verduras e carnes. Tipo os nosso bolinhos no Brasil.

Em Tóquio vi muitas padarias, com todos os tipos de pães recheados e lanches. Muitas estilo francês, especialmente nos shoppings e nas estações de trem. Numa delas, encontrei pão de queijo brasileiro. Imagino que seja os brasileiros-japoneses que voltaram pro país de seus pais/avós e trouxeram a novidade.

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.