Casablanca

16099964434_7cb335d99c_bCasablanca foi a última parada da nossa viagem pelo Marrocos. O nome lembra romance e aventura, mas a Casablanca atual é a maior cidade do Magreb e a capital econômica do Marrocos. Chegamos à estação Casa Voyagers no início da noite e fomos diretamente ao nosso hotel. Ficava perto do porto, na entrada da Medina. Percebi que o hotel já teve tempos melhores, mas ainda conservava certo encanto colonial.

No outro dia de manhã fomos conhecer a mesquita de Hassan II. Construída numa plataforma metade em terra e metade sobre o mar, é a maior mesquita da África. O seu minarete tem 210 metros de altura, sendo o maior edifício religioso do mundo. Em frente ao Oceano Atlântico, é uma visão majestosa. O horário de visitas tinha acabado quando chegamos, então, decidimos dar uma caminhada pela orla. Como o dia estava cinza e chuvoso, paramos num bar para um lanche rápido e, depois, fomos ao Rick’s Café.

O filme “Casablanca” foi filmado totalmente em estúdio, assim que o Rick’s Café não é o lugar onde Sam tocava “As Time Goes By”. Por sorte, também não é um parque temático e, sim, um elegante bar que tenta capturar o ambiente do mítico local do filme. Tomamos uns drinques nos sentindo num lugar bem especial.

Mesmo não sendo tão charmosa quanto á de Marrakech,  a Medina de Casablanca é menos estressante. Caminhamos um pouco por lá a caminho do hotel. No caminho, não resistimos comer um pouco de peixe frito depois de ver como os locais desfrutavam destas fritadas. Para nós, pareceu que as pessoas de Casablanca pareceram mais atarefadas, menos pendentes dos turistas.

Na nossa última noite, decidimos jantar num bom restaurante, o La Sqala. Fica no interior de uma fortaleça e tem um belo jardim. Comemos deliciosos pratos da culinária marroquina por um preço bem razoável. Recomendado.

Na manhã seguinte, pegamos um taxi até a estação de trem. O melhor jeito de chegar ao aeroporto é o trem: barato, limpo e pontual. Dizemos adeus a Marrocos com a sensação de ter experimentado um pouco dos seus sabores, cores e ritmos.