Castelo de Stirling, Loch Lomond & Whisky

Para conhecer um pouco da Highland optamos por fazer o 1 day tour da Rabbie’s partindo de Glasgow. Após 50 minutos chegamos ao destino. O castelo ficava no alto de um morro, imponente, grandes muralhas e bem conservado. De suas torres e muros podíamos ver as montanhas das Highlands e o vale por onde passavam as rodovias de saída de Glasgow. Tinha muitos recintos, pátios, uma capela e atores encenando o dia-dia da vida na corte. Porém, o castelo carecia de requinte, luxo e sofisticação que existe em outros castelos pela Europa. Apesar disso, minha impressão foi a melhor possível, afinal de contas estava conhecendo meu primeiro castelo de verdade.

Em seguida, partimos em direção de nossa próxima parada, Loch Lomond, mas antes um intervalo para o almoço na charmosa vila de Balmaha City. Caminhamos um pouco e entramos em pequeno restaurante. Karla tomou sopa de lentilha e eu comi um peixe frito.

O lago de Lomond é cercado de montanhas, serve para abastecer o sistema de água de Glasgow e também como estância turística com habitações de alto padrão, e segundo nosso guia, é o maior lago da Escócia. Havia uma marina e alguns bares e cafés. Andamos por alguns minutos por suas margens fotografando a paisagem. Subimos no alto de um morro onde podíamos avistar altas montanhas com o cume coberto de neve.

Nossa última parada era a mais aguardada e o meu principal motivo de querermos fazer esse tour, uma autêntica destilaria de whisky na Escócia. A destilaria Glengoyne fica ao norte de Glasgow na divisa entre as Highlands e as Lowlands. Fomos recebidos pela gerente da destilaria. Assistimos um vídeo sobre a produção de whisky da fábrica e em seguida experimentamos uma dose de whisky 12 anos. Conhecemos as instalações, equipamentos, matérias primas e todo processo de confecção do whisky, infelizmente não era possível fazer fotos nessa área por motivos de segredo industrial. O tour terminou em uma loja de souvenir e pudemos experimentar mais uma dose de whisky só que desta vez um autêntico 18 anos.

O tour correspondeu plenamente as minhas expectativas, foi um passeio incrível num lugar de paisagens belíssimas em uma parte do mundo que nunca imaginei que um dia conheceria.

[Texto de Marcelo Conde/Fotos de Karla Brunet]

Apoio:

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.