Elberadweg: de Wittenberg a Dessau

DCIM101GOPROEste foi o último dia da viagem pelo rio Elba. A primeira ideia era num dia seguir a Schönebeck ou Magdeburg, mas acordei com vontade de fazer férias. Acordar tarde, ir até Dessau, ver o museu da Bauhaus e voltar para casa cedo, sem pressa.

kb_de14_04073Logo na saída de Wittenberg peguei um caminho alternativo, mais uma ponte… é não gosto de pontes com muitos carros, mas as da Alemanha são super seguras, a bicicleta fica num espaço separado dos carros. Segui caminho e achei estranho que nenhum outro ciclista passava por mim. Achei que podia estar num caminho errado. Até que avistei longe um ciclista vindo na direção contrária. Felicidade. Era um rota de ciclistas aquela estrada. Ao passar por mim, ele grita: “Karla, is that you?” Na hora freei. Paramos, era James Robb que tinha organizado a pedalada em Berlim pelo Maueradweg. Foi incrível, estar em um país que sou recém chegada, ir pedalar sozinha, e encontrar por acaso com um conhecido no caminho. Amei! O mundo sim é pequeno.

Depois de 22km, parei em Wörlitz pra uma pausa de café. Estava um pouco frio, vento, nada como um capucino para aquecer. Dali peguei um caminho meio estranho, passava por áreas privadas, alguns desvios, sempre em meio de uma floresta. Uns 5km foram numa estrada normal de carros. Pra gente que é brasileira, é estranho estar numa estrada sem acostamento pedalando no lugar dos carros. Tenho sempre a sensação que eles não irão desviar de mim. Mas sempre reduzem a velocidade e desviam. Nada como estar num país onde ser respeita o ciclista.

Na chegada a Dessau, me perdi um pouco para encontrar o Museu da Bauhaus. Tive que perguntar duas vezes o caminho. Logo encontrei, almocei no café sentada ao sol mas não queria entrar. Era estranho ir a um museu tão quadrado depois de 4 dias sozinha pedalando pelo campo e mato. Demorei mais de uma hora sentada ali, observando as pessoas, o lugar. Precisava de um tempo entre a viagem solitária em bike e o mundo dali. No final, ‘aclimatizada’, visitei o museu e peguei um trem de volta a casa, satisfeita com minha primeira viagem pedalando sozinha.

1º dia: Bad Schandau a Sörnewitz – 69.28km
2º dia: Sörnewitz a Torgau 81.47km/150.75km
3º dia: Torgau a Wittenberg – 68,69km/219,42km
4º dia: Wittenberg a Dessau – 43,13km/262,55

See full screen

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.