Mallorca

Aproveitei a visita de minha mãe pela Espanha para conhecer Mallorca, fomos por somente quatro dias. Chegamos pela tarde e tomamos um pouco de sol no terraço do hotel. Depois comemos uma deliciosa torta com chá e saímos para caminhar pelo centro histórico.

A cidade de Palma é bonita, tem uma parte antiga muito interessante e avenidas largas com coqueiros. Notamos que estão acostumados com os turistas pois sempre nos tratavam bem nos restaurantes e hotel. São hospitaleiros, diferente de outras partes da Espanha onde parecem estar incomodados pela presença de turistas.

No último dia, tentamos de toda forma fazer um passeio de barco mas não foi possível. Era final da alta temporada e naqueles dias haviam mudado os horários dos barcos. Chegávamos sempre uns minutos depois que o barco tinha partido. Grande parte foi erro da agência de informação turística que nos disse o horário errado. O irônico é que a agência de informação turística foi o único lugar na ilha onde sentimos que não estavam interessados em ajudar os turistas. As duas vezes que fomos ai em busca de informação não nos informaram quase nada e não tinham vontade de nos contar nada sobre a ilha. Talvez fosse por ser final de temporada e já estavam cansados de falar de Mallorca para todos.

Nos dias em Palma aproveitamos pra conhecer a ilha. Um dia viajamos pelo lado leste. A primeira parada foi a “Platja des Trenc”. Era uma praia de areia branca, água azul limpíssima e lotada de turistas. Eu me impressionei pela quantidade de gente. Minha mãe achava normal afinal era verão. Tomamos sol e banhos de mar e seguimos viagem. Paramos para comer num povoado chamado “Santanyí”. Era estranho porque estava tudo vazio, como se fosse uma cidade fantasma. Solo onde parecia ser o centro é que tinha dois restaurantes abertos. Fotografei uma placa na porta de uma loja que dizia que estavam fechados para férias durante todo o mês de agosto.

Dali fomos a conhecer algumas calas. Passamos pela Cala d’Or e paramos um pouco na Cala sa Nau, uma enseada linda com pedras a volta e um mar azul. Também lotada de turistas e barcos. Seguimos em direção ao norte, paramos em algumas calas do caminho e em Portocristo. Terminamos o dia na “Platja de sa Coma”, um balneário de praia mais espaçosa. Parecia um pouco com praias de veraneio do Brasil, tinha gente jogando vôlei e caminhando. Era final da tarde e todos estavam mais ativos. Não era como nas calas anteriores onde as pessoas ficavam deitadas na areia por horas só tomando sol.

Outro dia em carro fomos conhecer a região montanhosa. O que nos interessa muito pois no Brasil temos muitas praias mas montanhas nem tanto. Primeiro paramos em Valldemossa, uma cidade antiga com casas de pedras enormes, muito bonita e bem cuidada. Todas as casas tinham vasos de flores e placas desenhadas em azulejo na entrada. Dali paramos também em Deià, outra cidadezinha na montanha parecida com a anterior. Queríamos almoçar na praia, então baixamos até o Porto de Sóller, também um pequena praia agradável. Depois do almoço pensamos em descansar em uma praia mais adiante “sa Calobra”. Eu tinha visto uma foto e parecia a praia perfeita para relaxar pela tarde. O que eu não sabia é como seria duro chegar lá, o caminho foi todo em curvas, tivemos que subir uma montanha enorme e depois baixar. Tenho medo de altura e todo o percurso era uma estrada em curvas bem fechadas, com muitos carros e um precipício ao lado. Fiquei tão tensa todo o caminho que cheguei esgotada na praia, que realmente era bonita mas pequena para a quantidade de gente. Não pude relaxar pois a idéia de voltar pela mesma estrada me assustava. Voltamos bem mas cheguei em Palma com uma dor de cabeça enorme, era o resultado da tensão.

Os dias em Mallorca foram muito densos, vimos muito em pouco tempo. Pudemos ter uma idéia da ilha mas não tivemos tempo de desfrutar do lugar. Temos, então, uma boa desculpa para voltar a ilha.

Palma 
No photos
Lugares a Leste
No photos
Lugares a Oeste
No photos

Apoio:

One comment to Mallorca

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.