Cicloturismo: Leiden – Delft

See full screen

Trajeto do 3º dia: Leiden – Total do dia: 38.19 km – (gpx)
Hospedagem: quarto privado em casa de Hélène D. (Vrienden op de Fiets)
Link do mapa da viagem: http://u.osmfr.org/m/93840/

  • Nosso terceiro dia de pedalada começou sendo guidados por Ap (anfitrião em Leiden) para sair da cidade. Ele, gentilmente, nos levou até o primeiro ponto da rota
  • Como amo o mar, segui o conselho de nossos anfitriões e pedalamos pelas dunas até o Mar do Norte para de lá segui a Haia.
  • Em Delft, ficamos hospedados bem no centro histórico. Aproveitei o mercado na praça central para comer meu primeiro arenque da viagem. Como sempre, adorei. Meu pai não quis nem provar.
  • Uma das particularidades de Delft são os edifícios tortos, caindo para um lado. O mais impressionante é uma das grandes igrejas centrais, está visivelmente caída pro lado. Fizemos um tour de barco e o guia nos explicou que esta igreja já começou a cair na fase da construção. Vários destes prédios possuem diversas estruturas de apoio para ficarem em pé. Isso pareceu ser comum por aqui, nestas cidades cercadas por água.

aspas_abrem

Uma noite de sono reparador em Leiden nos deu mais ânimo para prosseguir nossa viagem com destino a Delft. Por sugestão do casal Zwinkels, que, inclusive, nos ofereceu um mapa com toda a rota traçada, desviamos nossa rota original, e fomos até o litoral, num passeio deslumbrante sobre as dunas do Mar do Norte, com parada refrescante e restauradoras na capital do país, Haia.

De Haia, retomamos nosso caminho para Delft, onde chegamos ao final da tarde. Estava a nos esperar a Sra Hélène, uma belga muito simpática que vive na Holanda há já muitos anos (veio para estudar arquitetura). Na conversa com nossa anfitriã, falei da passagem dos belgas pelo Rio Grande do Sul, especialmente na construção da ferrovia, sendo que hoje um dos cartões postais de Santa Maria é a belíssima Vila Belga. Ela ficou muito feliz de saber desse episódio de seus compatriotas no distante Rio Grande do Sul.

Passeamos pela cidade, suas ruas, suas igrejas, seus bares, enfim, Delft nos pareceu uma cidade muito linda e acolhedora.aspas_fecham

Renato Brunet


Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.