Cape Tribulation

Outro passeio interessante saindo de Cairns é Cape Tribulation. Na verdade, eu não recomendo com um passeio de um dia, a melhor forma de conhecer o lugar é ficando uma noite na floresta. Todas as agências oferecem a opção de ficar lá e voltar no dia seguinte com o outro tour.

Nosso guia, Peter, era muito engraçado, com ele aprendi o “no worries, let’s keep going”. Durante a viagem ele nos explicou sobre a industria do açúcar já que esta parte de Queensland é um grande produtor de cana de açúcar. Ele mencionava meu nome a todo momento durante o tour já como brasileira, para ele, eu era parte da “concorrência” no mercado mundial do açúcar.

Nós paramos algumas vezes nos miradores e fizemos algumas caminhadas na floresta. Aqui novamente, tudo era muito organizado. O caminho era bem construído, de madeira, bonito, e eles nos assustavam para não sair da trilha, não era permitido caminhar fora da trilha, caso contrario, coisas perigosas podiam nos passar. Um exemplo era uma planta que ao tocar a pele, faria com que tivéssemos coceira por 6 meses.

É uma floresta muito bonita, algumas das árvores similares as das floresta Amazônica. Entretanto, a forma de aproveitar a natureza aqui é bem diferente para mim. É muito organizado. É impossível de comparar com os tours de floresta no Brasil, Peru ou Bolívia. Aqui é uma situação de “sem riscos”. Eles cuidam de tudo para você. É muito confortável. Até mesmo banheiros, tem um em cada parada, são banheiros públicos com sabão para mãos e papel higiênico no meio da floresta. Isto é imaginável na América do Sul.

Neste dia, liguei para meus pais para contar da viagem e falei para minha mãe que ela amaria a Austrália, ele adora tudo que é bem organizado, e se tem um banheiro público limpo, ainda melhor.

Em uma das paradas eles nos ofereceram chá, café e “Tim Tam”. Eu fiquei feliz ao saber pois uma amiga no Brasil tinha me dito que eu deveria experimentar. Ela disse que os “Tim Tam” são o biscoito nacional, que todos os australianos gostam… O guia do tour confirmou a história. Eu adorei, eles estavam geladinhos e são um pouco parecidos com o “Bis” que temos no Brasil.

Minha estadia em Cape Tribulation foi ótima, em um lugar muito bonito ao lado da praia. Jantei linguini bolonhesa (com carne de canguru) e aproveitei a manhã com uma excelente conversa com xx, uma viajante alemã, e depois, lendo na piscina, rodeada de verde, natureza.

Aqui eu pude perceber que realmente estava na floresta tropical. Durante a noite fui no banheiro e esqueci de levar minha lanterna, na minha volta um jovem parado no caminho escuro me gritou: “cuidado tem uma cobra ai”.  Mas estava escuro e eu não conseguia ver nada. Perguntei para ele onde, ele me respondeu que por onde eu estava. Peguei o celular, e com a luz tentei ver. Pudemos ver a cobra saindo do caminho, indo em direção dos arbustos. Era uma cobra pequena, estava muito escuro para saber que tipo de cobra. Então, eu estava reclamando que tudo era tão organizado e controlado, aqui eu ganhei uma cobra no meu caminho do banheiro, nada previsível.

No caminho de volta a Cairns nós paramos na sorveteria local de Daintree, me lembrou um pouco a sorveteria da Ribeira em Salvador com seu sabores de frutas exóticas. Depois, fizemos um passeio de barco para ver crocodilos. Nosso guia Tui pode avistar um no meio dos arbustos, chegamos perto e todos viram ele ali escondido na sombra. Nesta época do ano é difícil de ver eles, é muito quente e durante o dia eles ficam submersos. Mesmo que nós não pudéssemos ver muito, foi uma grande experiência ser capaz de encontrar um.

Cape Tribulation foi uma ótima viagem, uma excelente experiência da floresta tropical de Queensland. De volta a Cairns, eu estava pronta para minha próxima experiência, o deserto, a famosa Uluru.