Baños, uma pequena cidade ao sul de Quito, já me conquistou de primeira, logo que desci do ônibus e pude ver as montanhas ao redor. Com menos de 20.000 habitantes a cidade fica ao pé do famoso vulcão Tungurahua, ativo e com probabilidade de entrar em erupção a qualquer momento. Em 1999 a cidade foi evacuada por se considerar o lugar perigoso, como o vulcão não se manifestou os habitantes voltaram ao local mas o vulcão continua ativo.
Nos fins de semana a cidade fica movimentada com habitantes dos povoados vizinhos que vêm para ir à missa, ouvir a banda tocar na praça, comer marmelada e goiabada e passear na praça. Dá uma sensação de estar voltando no tempo, lembro de histórias do meu pai quando era criança, banda, rapadura, praça… Uma nostalgia… Não só a população local mas também um grande número de turistas estrangeiros faz com que a cidade seja cheia de cafés, restaurantes, bares, agências de viagens.
Uma das atrações da cidade além do vulcão é descer de bicicleta até Puyo ou Rio Verde parando nas cachoeiras pelo caminho. A volta é feita de ônibus com a bicicleta em cima. Outra atração é o rafting nos rios da redondeza. Existem umas 10 agências vendendo tours pela cidade.
Por ser um lugar pequeno, depois de três dias todos já te conhecem. Acabei reencontrando pessoas que conheci em outros lugares como Galápagos e Quito, e também, conhecendo outros turistas que vou reencontrar mais adiante na viagem. Fiquei uma semana aqui, ótimo lugar de passeio para quem vive numa cidade asfixiante como São Paulo.
[…] o motorista. Fui com as expectativas muito baixas, pois estava nublado e tinha ficado uma semana em Baños tentando ver o topo do Tungurahua e não consegui devido ao mal tempo (agora é estação das […]