Krabi – Ao Nang – Phang Nga

Chegamos na cidade de Krabi e fomos direto a praia de Ao Nang. Uma praia alegre, cheia de pequenos hotéis, bares e restaurantes. A praia é lotada de barcos que te oferecem a todo momento para te levar a uma ilha ou praia interessante. Recomendamos o tour de 4 ilhas. é um dia de passeio em barco de “cola longa” que percorre 4 praias distintas (Ilha Poda, Ilha Galinha, ilha Tup e caverna Phranang) no decorrer do dia. A viagem de barco é lenta, o que a faz prazerosa pois se pode observar a natureza, rochas, mar, outros barcos… Tudo, sem ter a idéia de estar com pressa para chegar a lugar algum.

A região de Krabi é conhecida por escaladores e mergulhadores. Está rodeada de pedras para escalar e ilhas para o mergulho. Por aqui está a famosa Koh Phi Phi, ilha onde foi gravado o filme “A praia” com Leonardo DiCaprio. Aproveitamos, então, para fazer 4 imersões de mergulho na região de Phi Phi. Foram dois dias de mergulho em Maya Bay e Koh Bida Nok. A visibilidade estava boa e a água 28 ou 29º Celsius, uma maravilha. Vimos diversos tipos de peixes, moréia, anêmona, tartaruga, estrela do mar. Tubarão, desta vez, infelizmente não. A viagem de duas horas para chegar ao local de mergulho foi muito agradável. O barco era confortável e podíamos ir aproveitando a beleza da região e suas ilhas rochosas.

Depois de 4 dias em Ao Nang, voltamos a Krabi para conhecer um pouco a cidade. Na verdade, não havia muito o que ver. A atmosfera era agradável, mas não tinha o mar como em Ao Nang. Decidimos, então, fazer o tour ”James Bond island”. Fomos em mini-ônibus até um píer na província de Phang – Nga. De lá pegamos um barco e passamos pelos canais de floresta de mangue até chegar na Koh Ping Gan. A primeira vista foi uma decepção, a ilha era muito pequena, e a pedra, Khao Tapoo ou James Bond Island, ainda menor. Pelas fotos que tinha visto, pensava a ilha era muito maior. Foi como a Mona Lisa no museu do Louvre, muito menor que o esperado. A pequena ilha ficou famosa porque foi gravado ai uma parte de um filme do James Bond (O Homem da Pistola Dourada, 1974). Ficamos 30 minutos na ilha, o que era justo, pois não tinha muito para ver, somente barracas vendendo artesanato.

Na volta, paramos para almoçar na Koh Panyee (ilha Panyee), uma vila de pescadores construída flutuante, em palafitas. Os habitantes são de maioria muçulmanos (mais de 90% dos tailandeses são budistas) e, segundo nosso guia, vieram, há mais de um século, refugiados de Indonésia. Depois do almoço, tivemos tempo para caminhar um pouco pela vila. Gostamos muito mais de Panyee, tinha caráter, apesar do turismo.

No longo caminho de volta a Krabi, paramos no templo em caverna, o Wat Tham Suwan khuha. A entrada da caverna estava rodeada de macacos, o que era muito divertido observá-los, e dentro havia um Buda dourado, deitado. A última parada do tour foi o parque nacional Thanboke Khoranee, já estávamos cansados e ainda faltava duas horas para chegar em Krabi. Nossa viagem estava chegando ao fim e decidimos que não faríamos mais tours, a partir de agora seria hora de descansar um pouco.

Veja as fotos do mergulho