Li esse livro quando vim passar um carnaval na Bahia, em fevereiro de 1998. Lembro que eu ficava deitada na rede lendo o Endurance e sentia frio. Sim, o envolvimento como o livro era tanto que senti frio no verão baiano.
O livro Endurance. A legenária expedição de Shackleton à Antátida de Caroline Alexander conta a história da expedição para a Antártida no barco Endurance, dirigido pele capitão inglês Ernest Shackleton. A viagem começou em agosto de 1914 e durou 17 meses. Logo na chegada perto do continente gelado, eles ficaram atracados no gelo por meses. Para sobreviver, a tripulação teve que abandonar o navio e remar até a ilha mais próxima. Lá, dividiram o grupo, uns ficaram a espera do resgate e outros foram em busca de ajuda. A história contada por Caroline se mistura com as incríveis fotos do australiano Frank Hurley. Frank fotografou tudo em chapas de vidro e as enterrava na neve para armazenar. Se fosse hoje em dia com o digital ou na época do filme película, talvez não tivéssemos tido esse tipo de registro
Shackleton é considerado um grande líder pois conseguiu criar estratégias para manter o grupo coeso e os 27 homens de sua tripulação saíram vivos. A história é fascinante, uma mistura de perseverança com persistência e auto controle da equipe toda, incrível que o barco se chamasse Endurance.
No Brasil, o livro foi publicado pela Companhia das Letras. Ganhei o livro de presente de um namorado. Na época, morava em São Paulo e estava querendo ir para a Antártida como fotógrafa acompanhando uma jornalista, colega de trabalho na Editora Abril. A viagem não deu certo por problemas de saúde dela e os anos se passaram. É nostálgico rever o livro agora, mais de 20 anos depois, prestes a embarcar na Operantar XXXVIII.
[Texto de Karla Brunet]
Social Profiles