Fronteira Bolívia – Chile

Ouvi dizer que, às vezes, o posto de imigração boliviana que fica na fronteira entre Bolívia e Chile está fechado. Para não ter problemas depois, decidi carimbar o passaporte para a saída da Bolívia no escritório da imigração em Uyuni. Aqui se paga 15 bolivianos para sair do país, nunca tinha visto isto antes…

Quando chegamos perto da fronteira, o grupo do tour se dividiu, alguns voltariam para Uyuni e outros pegariam o mini ônibus para San Pedro de Atacama. O ônibus parou na imigração boliviana, que estava aberta, para quem ainda não tinha carimbado o passaporte. Logo, seguimos para o Chile. Já na divisa se vê a diferença, a estrada que leva a San Pedro é toda asfaltada, ao contrário do caminho de terra do lado Boliviano.

Paramos na imigração e aduana Chilenas. Todos desceram do ônibus. Carimbamos o passaporte e fomos para uma sala onde revisam a bagagem. Havia uma mesa enorme, cada um colocou sua mochila e ficou esperando. Depois de um tempo, chegaram os policiais e perguntaram bem alto quem era Cláudio, um senhor chileno respondeu. E quem era Karla, respondi eu. Vieram, então, policiais com cachorros e revistaram toda minha mochila, abriram todos os bolsos, olharam tudo. Depois de revistar nós dois, somente olharam por cima a mochila dos outros. Foi um típico caso de preconceito, revistaram somente as mochilas dos únicos dois sul-americanos que estavam no ônibus. Uma escolha bem ¨aleatória¨…

 

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.