Dubai é uma cidade grande, espalhada e com opções limitadas de transporte. O taxi é caro e as diferentes atrações são muito longes. Portanto, a melhor opção de conhecer o lugar é pegando um tour Hop-On Hop-Off Assim, você tem a liberdade de parar o tempo que quiser em qualquer lugar sem ter que depender de um grupo ou seguir alguém carregando um guarda-chuvas. Minha escolha foi pelo BigBus Dubai , recomendo o ticket de 48h, a diferença de preço é pequena quando comparada ao de 24h e um dia é pouco para conhecer esta distinta cidade.
Sharjah
Comecei o tour do Bigbus conhecendo Sharjah, a cidade ao lado de Dubai. Um pouco mais conservadora que a vizinha moderna, Sharjah é uma cidade grande, com amplas avenidas e edifícios residenciais. Parece tudo muito moderno também, uma cidade nova. O tour dura 3,5 horas e tem duas paradas, uma no The Heritage Area, um centro histórico reconstruído com casas estilo tradicional e alguns pequenos museus. Caminhando pelas vielas pode se ter uma noção de como era a vida tradicional deste lugar que hoje em dia é coberto de grandes construções. É interessante pensar nestas diferenças entre a cidade moderna de hoje e a vida antiga neste lugar duro do deserto.
A segunda parada foi no Blue Souk, um grande e tradicional mercado árabe. Diferente dos shopping centres da região, o souk é um centro comercial estilo antigo onde você encontra uma diversidade de lojas que vendem produtos regionais e/ou tradicionais da cultura árabe. Aqui os principais produtos eram o ouro, joias, prata, roupas e tapetes. É importante lembrar que nesta região, barganhar é um “must”. Me lembrou um pouco souks do Sudão, Egito e Turquia.
Dali, resolvi voltar por conta a Dubai e caminhar no calçadão até o Al Majaz onde eu queria ir na abertura de uma exposição de arte. Na caminhada, passei por uma enorme mesquita, a Al Noor. Era exuberante… Pelo visto era o momento que terminava a reza e todos saiam do templo. O entardecer estava animado, homens, mulheres, crianças, famílias. Na caminhada, percebi que eles adoram luzes de neon por aqui. Alguns dos edifícios da orla tinham o contorno de luzes, os pedalinhos no lago também possuíam um contorno de neon azul e a fonte de água era iluminada com cores fortes e vibrantes.
Ao chegar no local da exposição, começou a chover. Sim, choveu no deserto e a exposição que teria uma performance de som ao ar livre, foi cancelada. Porém, chuva de verão, e no deserto, é sempre abençoada.
Veja o 2º dia do Tour em Dubai
Social Profiles