Dia 26/05 abre a Exposição Viagens Errantes de Karla Brunet. A mostra, no espaço Saladearte Cinema da UFBA, conta com 57 fotografias de paisagens de diversos lugares do mundo. Karla já viajou por 63 países e possui um blog de viagens (travelogue) desde 2001. Nesta mostra – que fica exposta até dia 1º de julho – vocês poderão ver um pouco destes lugares e das experiências destas viagens errantes. A exposição, também, apresenta três telas digitais com fotos pessoais de viagem, retratos de pessoas encontradas pelo caminho e vídeos de algumas das aventuras de bicicleta, remo, mergulho e vela.
VIAGENS ERRANTES
“Viagens Errantes é uma exposição sobre o viajar, o perder-se em lugares desconhecidos, o contemplar a natureza, o caminhar por terrenos incertos, o aventurar-se. Acredito que viagem seja meu maior vício. Desde criança tenho uma grande paixão por viagens. Sempre que pude, gastei todas minhas economias em viagens… com ou sem dinheiro, percorri o mundo. Viajei de mochila, de bike, a pé, de canoa, de barco a vela, como courier para não pagar a passagem aérea… Descobri que não precisamos de muito para ser felizes, só o que cabe numa mochila ou no alforje da bike é o suficiente. Já percorri os 5 continentes, tive a oportunidade de conhecer 63 países. Aqui, vocês podem ver um pouquinho dessa minha paixão.
Nas paredes, emolduradas, estão imagens de lugares, paisagens que me marcaram de alguma forma, lugares que me conquistaram. Não sou das que conquistam lugares, eles é que me conquistam. Cada lugar que visitei, fica guardado comigo com um carinho especial. Toda vez que escuto notícias ou catástrofes desses lugares, sinto como se fosse com meus parentes.
As pessoas que conheci pelo caminho ou que viajaram comigo, estão nas telas digitais, são móveis, orgânicas, elas vêm e vão… Aparecem, desaparecem e reaparecem. São encontros de viagem, os melhores amigos durante 24h ou por uma semana. Depois, cada um segue sua vida. Tem pessoas que conheci viajando que tenho contato faz mais de 20 anos. Os laços durante uma viagem são curtos mas intensos. Já tive apuros em viagens e sempre apareceu um total desconhecido e me ajudou. Viagem proporciona isso. Vemos que a vida vale a pena.
Para mim, viajar é sair da zona de conforto, experimentar o diferente, o perder- se. É ter medo, é se sentir sozinha, é estar aberta a novas experiências. É, ao mesmo tempo, se sentir forte. Fiz viagens sozinha que nem eu sabia que era capaz de fazer. Olho para trás e penso, que corajosa que era… Na verdade, viagem nos faz ser mais corajosas e é disso que precisamos no mundo: de pessoas que não se fechem pelo medo ou perigo. Precisamos de pessoas corajosas. Corajosas para mostrar que mulheres também podem, corajosas para mostrar que existem diferentes estilos de vida, de formas de ser, corajosas para arriscar, para aventurar-se. Portanto, desejo muita viagem a todos. Viagens imaginárias e físicas.”
Karla Brunet
A abertura da exposição conta convidados incríveis que farão performances audiovisuais,
apresentações musicais, leitura e projeções fotográficas.
Social Profiles