Caiman Refúgio Ecológico


Fiz um passeio (day use) no Refúgio Ecológico Caiman. A grande vantagem é que o grupo era pequeno, uma brasileira, seu marido turco e eu. Começamos por um passeio de canoa para ver jacarés e pássaros. Foi ótimo, pois não tinha o barulho de motor dos barcos convencionais. Podia-se chegar perto dos animais antes que fugissem. Paramos para caminhar um pouco pela mata. Devia ser hora de almoço dos mosquitos, pois estavam com fome. Paramos a canoa na margem do lago onde haviam muitos jacarés, eles nem se moveram, não pareciam interessados em nossa presença. Deviam estar acostumados com turistas.

Depois do almoço, fomos conhecer o projeto da Arara Azul. Saímos em um 4×4 com os biólogos a visitar as árvores onde as araras têm ninhos. Foi interessante para ver o trabalho deles. Nos mostraram as anotações do acompanhamento de cada ave. Todas tinham um nome próprio. Eles sobem na árvore, pegam a arara para examinar, pesar e fazem uma estimativa do dia que começarão a voar. Anotam as características nas planilhas, como penas, cores, tamanho… O trabalho pareceu gratificante pois se via o orgulho deles por aquilo que faziam. Uma coisa um pouco rara de se encontrar hoje em dia.

Na volta o taxista nos levou numa plantação de arroz perto da cidade onde havia muitos pássaros. O dia estava bonito e se via a flor da Vitória-Régia começando a abrir. Valeu a pena.

Apoio:

.

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.