La Paz – Cultura

Quando estou viajando e fotografando quase sempre evito cidades grandes. Acho que todas se parecem, não importa em que parte do mundo estão. Nesta viagem estou aproveitando os dias nas grandes cidades para trabalhar no site, sempre tem os melhores Internet Cafés e, também, para fazer programas culturais.

Resolvi conhecer alguns museus, primeiro visitei o Museo de Etnografia y Folklore. Fica num antigo prédio no centro da cidade, mostra algumas culturas indígenas com maquetes, mapas, objetos e vídeos. Possui também uma videoteca onde as pessoas podem ver e comprar os vídeos. Comprei um livro bem interessante sobre as lendas e mitos populares da Bolívia.

O próximo foi o Museo Nacional del Arte, também, no centro e não muito grande. O melhor da visita foi a exposição do trabalho de uma artista plástica boliviana chamada Ines Cordoba. Havia várias salas com seu trabalho que, ao meu ver, os melhores eram os feitos com metal. Vi também alguns trabalhos de uma outra artista plástica sobre quem tinha lido e me interessado, Maria Nuñez del Prado. Ela possui um museu próprio, mas não tive tempo de visitar. (Um dos problemas é que tudo aqui fecha entre meio dia e duas ou três da tarde.)

Depois de ir na oficina de turismo, Ministério de Turismo, quiosque de informações turísticas para tentar descobrir a programação cultural da cidade, e ninguém saber nada, resolvi ir direto a Casa de la Cultura. Lá fiquei sabendo de uma apresentação do Ballet Folclorico Nacional.
Convidei amigos e fomos assistir.

O programa do Ballet incluía danças da região de Potosi, da selva, do chaco, do Titicaca… Foi realmente muito bom, tivemos uma idéia geral das danças de todas as regiões da Bolívia. A música era muito boa e as vestimentas bem atrativas. Saímos todos sorrindo, com vontade de dançar…

One comment to La Paz – Cultura

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.