Laja – Tiahuanaco

Saímos às 9 da manhã para o tour a Tiahuanaco. No caminho, paramos na pequena cidade de Laja para conhecer a igreja de estilo barroco mestiço. Esta foi criada para comemorar a vitória dos espanhóis sobre os incas. No lado esquerdo, se vê símbolos Incas como o condor, enquanto que no direito, estão os símbolos da igreja católica. A visita a Tiahuanaco começa pelo museu local que mostra objetos indígenas da região. Conhecemos um pouco das culturas pré-colombianas e fomos caminhar nas ruínas.

Tiahuanaco foi talvez a cultura mais importante da Bolívia. Esta foi dividida em 5 fases, a primeira pensa-se que surgiu por volta do século X antes de Cristo, enquanto que a quinta termina por 1200 DC. Depois disso, os Incas chegam na região e tomam conta dos templos.

As lendas populares acreditam que Viracocha (o Deus maior, criador do mundo) ali morava. Nas ruínas pode-se ver alguns monolitos que, segundo mitos populares, foi Viracocha quem petrificou as pessoas em forma de castigo.

Depois de percorrermos todo o sítio arqueológico, estávamos cansados e com fome, afinal já era mais de 2h. Almoçamos e voltamos para La Paz. O tour foi muito bem explicado pelo guia, talvez muita informação para pouco tempo. O que mais gostei em Tiahuanaco foi uma sala enorme cheia de máscaras (rostos) nas paredes. A imagem deste lugar vai ficar para sempre comigo…

One comment to Laja – Tiahuanaco

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.