Este sábado, dia 26, foi o dia de pedalar para conhecer Müggelsee, um lado a sudeste de Berlim. De manhã, encontramos no Treptower Park e Ralph, que já havia feito esta rota uma vez, nos guiou até o lago.
Gosto bastante do formato destas pedaladas dos grupos do meetup, é tudo meio “auto-organizado”. Você conhece (ou quer conhecer) uma rota, propõe ao grupo local e data e voilà… as pessoas se inscreverem e a pedalada acontece. Ninguém aqui é guia profissional, a pessoa que propôs organizar o passeio vai olhando o mapa/gps e, algumas vezes, vamos decidindo opões do caminho em conjunto.
A pedalada foi ótima, passamos a maior parte do tempo pedalando em meio a árvores, pequenas florestas. Berlim é uma região muito plana, não tem montanhas nem grandes colinas, o que facilita para pedalar por todo lado. Aqui no meio da floresta perto de Müggelsee foi a primeira vez que tive um morro para subir por estas bandas. De um ponto alto conseguimos avistar o lago lá embaixo. Como a vista era linda, decidimos também ir conhecer a Müggelturm (Torre de Müggel).
A primeira torre foi construída no local em 1880 como um ponto para estudos geográficos. Em 1945, o exército soviético se apropriou da torre para finalidades bélicas e em 1958 a torre, que era de madeira, queimou. Uma nova começou a ser construída em 1960 e foi inaugurada no final de 1961. Esta é a que existe até hoje. Depois de subir os 126 degraus, pudemos avistar o lago, o rio Spree e o rio Dahme. A vista era linda. A forma arquitetônica da torre, quadrada e dura é quebrada pelo verde da natureza ao redor.
De lá, numa descida chegamos ao lago. A ideia era pegar um barco para cruzar para o outro lado. Mas como teríamos que esperar muito pelo barco, resolvemos ir até uma praia no lado do Kleiner Müggelsee (Pequeno Müggelsee).
A praia estava lotada, afinal, era sábado de verão e calor. A água estava super refrescante, era hora do descanso e picinic. Depois de 38km de pedalada, nada como um bom banho de lago, deitar na areia um pouco e comer algo. O dia agradável terminou com a pedalada de volta a casa, com direito a parada num soverteria maravilhosa indicada por Janie.
Resumindo, dia lindo de sol pedalando 65km “ao lado de casa”. Veja abaixo o mapa do trajeto.
Social Profiles