No final de novembro, resolvi encarar uma expedição de remo na Península de Maraú. Era uma forma de estar ao ar livre depois de tanto tempo trancada em casa pela pandemia. Como fui voluntária da vacina da Pfizer e fiz o teste sorológico, estava imunizada e pronta para novas aventuras. Nunca fiquei tantos meses na minha vida sem viajar. Sem viagens de trabalho, sem viagens de aventura…
A Expedição Canoa Polinésia Península de Maraú foi organizada por @mutahoevaaclube @marbosi e tinha como ponto de partida a Praia de Barra Grande, em Maraú. Foram 3 dias de muita remada, conhecendo gente interessante, esportistas de outros lugares do Brasil, com uma vibe alegre e de companheirismo.
O primeiro dia remamos até a cachoeira de Tremembé, foi o dia mais longo, mais de 80km de remada. Como era revezamento, somei as vezes que estive na canoa e remei uns 40 e poucos quilômetros. Um desafio para quem ficou mais de um ano sem remar e só tinha voltado à canoa no mês anterior. Foi lindo chegar remando na cachoeira. A força da água, o barulho, o empolgação. Mágico.
O segundo dia, saímos com mar agitado rumo a Taipu de fora. Foi o dia mais desafiador pois não tinha comido nada e nem tinha água na camel bag, a ideia era fazer a troca em 4 ou 5km. Como o mar estava muito agitado, remamos até Taipu (uns 9km). Lá, o barco de apoio não conseguiu desembarcar o pessoal para a troca e voltamos remando, sem comer e sem água… Aprendi a lição de sempre sair com água. Comer, posso ficar um bom tempo remando sem comer, estou acostumada a fazer jejum, mas água é muito difícil para mim. Ainda mais com o mar agitado, sentia muita sede. Na volta a Barra Grande, descansamos e formos fazer outros percursos mais perto e onde o mar estava calmo. Nesse dia, fui em todos os turnos pois algumas pessoas desistiram e sempre sobrou vaga para eu ir novamente. Adorei.
O terceiro dia foi o mais relax, saímos um pouco tarde, não precisamos acordar tão cedo. Conhecemos algumas ilhas, bancos de areia, provamos a cachaça local, remamos, dançamos e conversamos bastante. Na volta à Barra Grande, tivemos uma festa de encerramento num bar havaiano com direito a lua cheia, fogueira e dança. Voltei renovada para Salvador.
1º dia: 84km* – Cachoeira do Tremembé
2º dia: 37km* – Taipu de Fora, Ilha Grande de Camamu e Campinho
3º dia: 35km* – Ilha Grande de Camamu e Praia Coroa Vermelha
*Os km foram medidos no meu relógio GPS, algumas horas estava na canoa remando, outras, no barco de apoio.
[Texto e fotos de Karla Brunet]
Fotos aéreas de @ninofrancoo
Social Profiles