Carrick-A-Rede e Giant’s Causeway

Folheando o livro pic Drives of the World: The Planets Most Thrilling Road Trips, vendo o que tinha de dicas de road trips pela Irlanda e Escócia, nos deparamos com esse lugar de paisagens deslumbrantes e aparentemente selvagem. Como era inverno, com nevascas e nenhum de nós tem experiência em dirigir na neve, optamos por pegar um tour que fizesse o percurso parecido com o sugerido no livro.

Acordamos cedo, o dia estava nublado e frio em Belfast. Fomos ao ponto marcado para esperar o ônibus que vinha de Dublin com mais turistas. Houve um pequeno atraso devido a um acidente na estrada, mas, logo embarcamos no ônibus e depois de uma hora aproximadamente chegamos ao nosso primeiro destino, Carrick-A-Rede e Larrybane, uma praia árida com muitas falésias e uma atração inusitada: Rope Brigde, uma ponte de cordas que liga um pequeno morro dentro do mar até as falésias na praia. A travessia é bem emocionante, alguns não tem coragem de fazê-la. A ponte balança um pouco por causa do vento. Fiz o percurso bem devagar e um pouco tenso, pois estava carregando uma Gopro e não tive coragem de olhar para baixo…

Nosso próximo destino foi Giant’s Causeway, uma praia com formações geológicas e várias rochas com formato de prismas geométricos perfeitos – principalmente hexágonos – de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas. O local, também é conhecido, graças à capa do álbum Houses of the Holy, da banda de rock Led Zeppelin. Caminhamos por cima das pedras avançando sobre o mar, fazendo várias fotos e apreciando a paisagem.

Continuamos o tour de ônibus pela costa, visitamos alguns cenários onde são filmadas a cenas da famosa série de tv Game of Thrones e em seguida fomos para a estrada onde está localizada as The Dark Hedges a qual tínhamos visto no livro Epic Drives. A estrada fica em uma zona rural e é cercada por ambos os lados por árvores curvilíneas e robustas que envolve todo o caminho criando uma paisagem bem exótica. Parecia um cenário típico de conto de Fadas. Descemos com o grupo de turistas para passear e fizemos muitas fotos e vídeos. Foi uma sensação interessante poder comparar as fotos que está nos livro de viagens com a nossa experiência no local, um lugar lotado de turistas. Não quisemos imaginar quão lotado deve estar o lugar no verão…

A Irlanda do Norte é pouco conhecida – pelo menos no Brasil – mas se mostrou um lugar muito charmoso e interessante de se conhecer, com muitas pessoas jovens e educadas e um clima bem agradável.

[Texto de Marcelo Conde / Fotos de Karla Brunet – 2018]

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.