Decidi fazer um passeio de bicicleta organizado por Carles dos Amics de la bici. Saímos de Barcelona pela manhã de sábado. Tomamos o trem até Ripoll, onde começamos o passeio. Na chegada, na estação estava Albert nos esperando com panos brancos para fazermos uma bandeira pela paz. Fizemos as bandeiras e colocamos na bicicleta.
O caminho de bicicleta foi construído em uma antiga trilha de trem. Depois de uns 10 km paramos em uma antiga estação de trem em Sant Joan de les Abadesses para juntar o grupo. Entramos na cidade para conhecer o centro histórico e comer coca (como um pão doce típico daqui). Alguns quilômetros mais e era hora do almoço. Piquenique na grama. Uma delícia!
Seguimos em direção a Olot parando algumas vezes para juntar o grupo. O começo foi de subida, depois muitos quilômetros de descida e plano, sem muito esforço, só observar a paisagem. Na chegada em Olot, visitamos a área de um antigo vulcão. Podia-se ver as pedras vulcânicas ao redor.
Deixamos a bagagem na casa de Albert (onde dormimos) e fomos a manifestação contra a guerra. Olot é uma pequena cidade mas havia muita gente na passeata, parecia que todos tinham ido dizer seu “não à guerra”. Depois da manifestação, jantamos em um restaurante vegetariano. Teve bolo com velas, pois estavam comemorando 10 anos que os “amics de la bici” fazem este passeio.
Domingo acordamos cedo, tomamos café da manhã juntos, e partimos para Girona (55 quilômetros nos esperavam). Na saída da cidade, encontramos com outro grupo de bicicletas (Farinera del Clot) formado por famílias com crianças. Parecia divertido sair toda família em bicicleta a passear no domingo. É interessante ver a organização deste tipo de passeio familiar na Europa. No Brasil não se vê isto, talvez pela precariedade das coisas.
No começo, tivemos um pouco de subida, deu para cansar… Depois, descida e caminho plano. Passamos pelo meio de matas, pequenos túneis, pontes. A paisagem era linda. Já perto de Girona atravessamos um bosque de árvores secas muito bonito.
Chegamos em Girona no final da tarde e tomamos o trem de volta a Barcelona. Estava um pouco cansada pois foi a primeira vez que fiz um passeio de dois dias em bicicleta (foram 100km). O passeio foi maravilhoso. Poder sair da cidade, estar em contato com a natureza, exercitar-se e conhecer gente nova. Vale a pena. Recomendo.
[…] Saída de bicicleta de Barcelona Ripoll – Olot – Girona […]