Para conhecer a Grande Barreira de Corais eu decidi pegar um live aboard the 3 dias / 2 noites. De manhã cedo nos encontramos na operadora de mergulho (ProDive) e fomos tomar café da manhã no barco antes da partida. A viagem para a Grande Barreira de Corais foi suave, sem tempestades e enjôos. É interessante notar que durante toda a viagem não vi ninguém ficar enjoado. Tivemos sorte com o tempo, embora estivéssemos na estação das chuvas, teve sol todos os dias. A chuvinha que caiu não estragou os dias de mergulho.
Nossa primeira parada foi Petaj Mooring, um lugar de mergulho no Recife Milln. A tripulação do barco foi excelente fazendo o briefing do mergulho. Mostraram o mapa do ponto, explicaram o que poderíamos ver lá e qual era a melhor forma para explorar o lugar. E para aqueles que não lembravam como se usa uma bússola, eles fizeram uma rápida demonstração. A importância de usar a bússola era porque nós estaríamos sozinhos, não haveria divemaster guiando o mergulho. De qualquer modo, os mergulhos eram tranqüilos e fáceis de se localizar comparado com diversos outros lugares que já mergulhei. Aqui tínhamos a grande parede como referência.
Nosso segundo mergulho também foi no Petaj Mooring, eu gosto de mergulhar duas vezes no mesmo lugar. Geralmente a primeira vez estamos um pouco preocupados em nos localizar, em entender o lugar, em encontrar o caminho de volta para o barco. O segundo mergulho no mesmo ponto, você abstrai estas coisas e aproveita mais cada detalhe.
Pela tarde, nós fomos para o Whale Bommie para nosso terceiro mergulho do dia, e no mesmo ponto nós fizemos o mergulho noturno. Foi um dia maravilhoso para começar a conhecer a Grande Barreira de Corais. Em um dia pudemos ver tartarugas, tubarões e uma grande variedade de peixes.
Os dois dias seguintes foram de mergulho e mar, nosso quinto mergulho também foi no Whale Bommie. E depois, fomos para o Recife Flynn onde mergulhamos nos pontos: Tennis Court, Gordon’s Mooring e Tracey’s Bommie. Durante 3 dias foram 11 mergulhos, foram todos fáceis, tranqüilos de mergulhar e sem preocupações exceto aproveitar o local.
Primeiros mergulhos – Grande Barreira de Corais from Karla Brunet on Vimeo.
Viajando sozinha você está sempre a mercê da sorte para saber quem será seu parceiro de mergulho. No passado, tive algumas experiências infelizes: como mergulhando com alguém que gasta muito ar e nós tínhamos que terminar o mergulho muito cedo, quando eu ainda tinha mais de meio tanque; ou mergulhar com alguém inquieto, que nada muito rápido e não se detém para ver os detalhes ou apreciar a natureza, nestes casos eu não conseguia ver as pequenas criaturas ou parar para fazer fotos. Nesta viagem, tive sorte, minha parceira era Cary, super calma, sem medo de nada e gastava a mesma quantidade de ar que eu. Pudemos fazer mergulhos longos, geralmente éramos as últimas a voltar pro barco, sempre no último minuto estipulado pela tripulação.
Em somente 3 dias pudemos ver um grande número de diferentes espécies tal como: arraias, tubarões, tartarugas, conchas gigantes, estrela do mar, xaputa, peixe-borboleta, peixe cardinal, bodião, peixe-cirurgião, peixe-papagaio, Peixes-donzela, lula, baiacu, garoupa, sépia, conus, peixe-leão e peixe-palhaço entre outros. Foi incrível ver a grande variedade debaixo d’água.
As formações de corais eram muito bonitas, até mesmo onde não havia muitos peixes, era incrível ver estas diferentes formações como um cogumelo gigante, coral cérebro, coral mesa, coral fogo, coral leque, coral couve-flor… Eles criaram um entorno de fantasia, um espaço ilusório. Mergulhar para mim é como escapar para outro mundo, outra dimensão, você foca somente no momento, na respiração, é como meditação. Aqui na Grande Barreira de Corais, os corais coloridos e de formatos loucos fazem você se sentir em um “outro” espaço.
Shellfish / Concha from Karla Brunet on Vimeo.
Tartaruga/Turtle from Karla Brunet on Vimeo.
Mais: Info dos mergulhos na Grande Barreira de Corais
Apoio:
[…] Veja sobre os mergulhos no: Mergulho na Grande Barreira de Corais […]