Great Ocean Road

A Great Ocean Road (também chamada de Surfcoast Highway) é uma das maiores atrações da Austrália. Minha ideia era alugar um carro e dirigir por ela, mas infelizmente eu esqueci a carteira de motorista em casa. Portanto, decidi pegar um tour. O lado bom é que não precisaria me preocupar com mapas ou com dirigir (aqui exige um pouco de esforço pois é mão inglesa). O lado ruim é que temos paradas rápidas em cada lugar, é um fast-tour: sai do ônibus, faz a foto, volta pro ônibus, segue o passeio…

A estrada foi construída entre 1919 e 1932 pelos soldados que voltaram da I Guerra Mundial da Turquia (O memorial dos soldados me lembrou a viagem a Galipoli na Turquia). Nossa primeira parada foi Bells Beach, um ícone do surf australiano. Chegando lá nosso guia tocou áudio do filme Caçadores de Emoção, dirigido por Kathryn Bigelow, com Patrick Swayze e Keanu Reeves. Bells Beach é o lugar da onda gigantesca do final do filme. É interessante perceber como locais do cinema entram no nosso imaginário e fazem com que queiramos conhecer um lugar. Quando eu vi este filme, era adolescente e ainda não tinha viajado pelo mundo, mas a ideia de visitar a Austrália e conhecer o oceano por estas bandas ficaram na minha cabeça.

O dia na Great Ocean Road foi todo assim, tentando sentir a estrada e o mar. Lembrei da Hightway 1 na Califórnia, uma ótima viagem que fiz com minha irmã, Karina, e nossa prima, Luciana.  Eu tinha 22 anos na época e daquela vez eu estava dirigindo. Era uma viagem para sentir a estrada, a paisagem, o mar e a música. Sim, em viagens pela estrada a música tem um papel fundamental, aqui eu usava fones de ouvido, lá ouvíamos alto e cantávamos… Não consigo imaginar este tipo de viagem sem música.

Paramos para uma caminhada no Great Otway National Park, almoçamos na Apollo Bay, vimos coalas nas árvores de eucaliptos pelo caminho, desfrutamos das formações rochosas do Port Campbell National Park e chegamos perto das rochas 12 Apóstolos e London Arch. No final do dia paramos no Loch Ard Gorge onde aconteceu um dos naufrágios famosos das região. Foi meu lugar predileto do tour: bonito, calmo e duro ao mesmo tempo. Quando era hora de ir, nosso guia turístico percebeu que eu estava apreciando o lugar e veio me dizer que não havia nenhuma pressa, que eu poderia demorar um pouco mais se quisesse. Incrível, parece que ele tinha lido meus pensamentos… Quando cheguei no ônibus, todos já estavam lá esperando para partir, fiquei um pouco constrangida, mas não fui a única a chegar atrasada, outra pessoa chegou no mesmo momento que eu.

Resumindo, foi um excelente dia cansativo, saindo do ônibus, indo para caminhadas rápidas, voltando pro ônibus, na estrada novamente… Havia sempre uma necessidade de ficar, de estar lá por mais tempo, de sentir o lugar, de fazer o mesmo itinerário em uma semana e ao invés de um dia. Bom, talvez numa próxima vez…