Palamós – praia e mergulho

palamos
Gostei da experiência de um fim de semana na praia que decidi repetir, desta vez fui a Palamós. Sai de Barcelona em ônibus bem cedo e ao chegar em Palamós fui direto ao centro de mergulho. Arrumamos o equipamento e fomos em barco a “Cuevas de Eden Rock”, um lugar de mergulho com muitas cavernas. Entramos em 3 covas. Para mim o bom é que em todas se podia ver a saída, já que sou claustrofóbica isto é importante. Como me conheço não fiquei muito tempo na caverna, entrei e logo sai do outro lado, realmente lugares apertados me molestam.

Depois do mergulho almocei, fui ao hotel deixar a coisas e fiz minha sesta na praia. Uma delícia, dormir com o ruído do mar. Ao final da tarde caminhei pela praia. Parei para ver um grupo enorme de senhores e senhoras dançando a “sardana” dança típica da Catalunha.

O que me impressiona aqui é o grande número de pessoas mais velhas. A maioria das pessoas que vi tinham mais de 60 anos. O que é estranho para mim que venho de um país onde a expectativa média de vida para homens é de 65 anos.  Isto faz com que não estejamos acostumados a ver muitas pessoas mais velhas, e principalmente em uma praia divertindo-se e dançando. Principalmente porque no Brasil o salário de aposentado não alcança para pagar umas férias. Gostei de ver, e deu uma certa inveja, podia ser assim no meu país também. Os velhos todos alegres dançando.

No dia seguinte acordei cedo para caminhar pela praia e fazer algumas fotos, já que pelo meio dia teria que voltar a Barcelona. Parei numa parte da praia que havia vários grupos de adolescentes ingleses aprendendo esportes aquáticos. Uns tinham aulas de windsurf, outros de vela. O tempo passou rápido, adoro ver as velas no mar. A idéia de velejar me fascina…

Voltei a Palamós no domingo seguinte para mergulhar no Boreas, um naufrágio. O barco foi um rebocador da marinha alemã durante a segunda guerra mundial. Em 89 foi imobilizado no porto de Palamós por tráfico de estupefacientes e afundaram-lo na região.

O barco está bem conservado, como a visibilidade era boa, podia-se ver todo. A água é que estava um pouco fria para mim, uns 17° Celsius. Como gosto muito de barcos, adorei o mergulho…

No photos

Apoio:

Palamós
Dive Center

2 comments to Palamós – praia e mergulho

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.