Mergulho em Caye Ambergris

kb_bz13_0893_CollageNossos mergulhos em Caye Ambergris foram com a Ecologic Divers, uma das operadoras flutuantes com seu próprio pier. A grande vantagem dos mergulhos em Caye Ambergris é que os pontos são perto, uns 10 ou 20 minutos de lancha rápida. O mar é agitado, mas como a viagem é curta, dá para não enjoar. Logo que subi do mergulho e o barco balançava muito, Charlie, o capitão do barco me entregou uma toalha pequena quente (como as de restaurante japonês) mas com um cheiro mentolado/eucalipto. Uma maravilha, passou a sensação de enjoo na hora. Sou uma mergulhadora experiente, me viro muito bem na água, mas admito, enjoo facilmente. Admito, já vomitei diversas vezes em barco. Mas aqui, como o tratamento vip da operadora, mesmo com o mar agitado, nem me abalei.

Nosso primeiro ponto de mergulho foi Mermaid’s Lair, é um recife que vai de 12-30m de profundidade. O local tem uma grande ivda marinha, vimos diversos tubarões (nurse sharks), moréia verde, tartaruga (Hawksbill turtle), garoupas… O que mais me chamou a atenção foi quando encontramos com outro grupo, de outra operadora de mergulho, e eles estavam com uma espécie de arpão com carne para “atiçar” tubarão. Imagino que seja proibido isto, não gosto para nada destes ‘passeios Disneylândia’ onde fazem de tudo para satisfazer o cliente, passando por cima de qualquer regra ambiental. Já me irrita aqueles divemasters que toda vez que encontram com um baiacu pegam o peixinho só pra mostrar como ficam estressados, ou aqueles com facas que vão fuçando tudo que enxergam. Nosso pequeno grupo passou por eles, só assistimos de longe a carniceria.  Logo depois, durante o mergulho, diversos tubarões passaram nadando por nós, um quase ‘dançou’ com Dimas, nosso divemater, fazendo a volta nele. Dois chegaram muito perto de mim, mesmo com a grande angular da GoPro conseguir capturar a imagem deles e dos peixinhos que pegam carona com eles. Nunca tinha tido tubarões tão perto de mim, a uns 20 cm, em geral, quando chego perto eles fogem.

No intervalo, voltamos a operadora Ecologic Divers para um delicioso lanche e seguimos para o segundo mergulho no Bottom Time. Também surpreendente a quantidade de vida, vimos tartaruga verde e cabeçuda (loggerhead turtle, green turtle), tubarões, dog tooth snapper dentre outros. Os corais e formações rochosas eram lindos, a visibilidade, de uns 25m, e os mergulhos, nota 10. Foi um dia perfeito no mar e gostei de ter escolhido certo a operadora de mergulho, quando vi o que outras fizeram com os tubarões, entendi porque o nome da nossa era “Ecologic”, é que tem algumas por lá que não são ecológicas para nada.

Apoio de
ecologicdivers

 

Veja, também, outros posts da viagem pela América Central (abril 2013):

 

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.