Toubkal, primeiro dia

kb_ma15_0046A convite de Mustapha do Atlas and Sahara Tours, Karla e eu começamos nossa viagem pelo Marrocos conhecendo as montanhas do Atlas. Após uma noite num hotel baratinho na Medina de Marrakech, chegamos no ponto de recolhida 20 minutos antes do previsto e tivemos a surpresa agradável de que nosso motorista Brahim já estava lá esperando por nós. Feitas as apresentações, entramos no SUV e nos encaminhamos à Imlil, no coração do Parque Nacional do Toubkal.

Logo ao sair da cidade, a estrada cruza campos de oliveiras, o produto principal da região de Marrakech. Em seguida, começa a subida da montanha, passando por Tahnaout e Ansi. Duas horas mais tarde chegamos no povoado de Imlil, no lindo Riad Jnane Imlil.

A hospitalidade Berber, tradição milenar, foi honrada pelos nossos anfitriões: um chá de menta nos esperava no terraço com uma vista espetacular das montanhas nevadas. Foi difícil deixar atrás tamanho conforto, mas de algum jeito conseguimos e saímos para uma caminhada de duas horas pelo vale até a vila de Armeht e de volta a Imlil. Nosso percurso seguiu o eficaz sistema de irrigação da zona, por caminhos de mulas e pontes. Cruzamos pequenos vilarejos pendurados nas ladeiras da montanha e lojinhas que vendiam artesanato Berber e o famoso aceite de Argan, produto regional. Homens andando de burro, crianças voltando da escola, rebanhos de cabras andando por lugares impossíveis… Mesmo conscientes da presença de turistas, também podíamos sentir a autenticidade da vida das pessoas ao nosso redor, uma vida que não parece ter mudado muito nos últimos séculos.

Voltamos ao Riad, cansados mas felizes, e fomos recebidos por um banquete de salada marroquina e tagine de frango. Depois de almoçar, fomos comprovar a comodidade do nosso quarto e planejar os seguintes dias da viagem.

O cheiro da cozinha Berber nos fez darmos conta que já estava na hora do jantar. Agora estava mais frio e a refeição não foi servida no terraço, senão numa acolhedora sala com lareira, bem na frente do nosso quarto. Desfrutamos de boas porções de harira, uma sopa de legumes e lentilhas, e um cuscuz de carneiro. Depois do jantar, conhecemos Mustapha, o manager do Riad, que nos falou um pouco sobre o lugar e a região. Ele falou que teria gostado de nos levar ao topo do Toubkal, um passeio de três dias, mas não tínhamos como fazer encaixar no nosso plano da viagem assim que planejamos uma excursão um pouco mais modesta pro dia seguinte.

Antes de irmos dormir, fomos para o terraço a ver as estrelas. 1700 metros sobre o nível do mar e sem poluição luminosa, o céu noturno era um espetáculo e tanto. Mesmo com o frio, a vista valia a pena. Um lindo final para um belo dia nas montanhas do Toubkal.