Ica e Pisco


Cheguei em Ica no final da tarde e ao descer do ônibus peguei um táxi para Huacachina, o oásis local. O lugar lembra os oásis dos filmes do Saara. São enormes dunas de areia branca e no meio um lago rodeado de palmeiras, hotéis e restaurantes. Existem pouquíssimas casas e um número mínimo de população local. Huacachina é conhecida pelos turistas pela prática de sandboard (parente do snowboard). A diferença é que aqui não há teleférico para subir a duna. Os turistas sobem e ficam praticando numa parte mais alta, sem descer muito, só no final é que descem a grande duna. Alguns têm fôlego para subir e descer novamente. Depois de passar frio em vários lugares, foi ótimo ficar uns dias em clima quente, lendo um livro em volta da piscina.

De Ica segui para Pisco, queria conhecer as islas Ballestas. Os passeios de barco saem geralmente pela manhã. De barco é a única maneira de conhecer o local, pois o desembarque nas ilhas é proibido pelos órgãos ambientais do país. Mais uma vez estava muito frio e o dia nublado. Após uma hora de lancha chegamos às ilhas, que lembram um pouco Abrolhos pelas formações rochosas e pelos pássaros. Só que aqui a quantidade de pássaros é enorme, as ilhas possuem cavernas e arcos rochosos. Há também algumas pequenas ilhas que estão cobertas por leões marinhos. O lugar é incrível, fiquei imaginando como seria em janeiro quando o clima é melhor e os leões marinhos estão amamentando.

À tarde, visitei o Parque Nacional Paracas, uma reserva ecológica. De longe, muito longe pode-se ver flamingos. Possui também um pequeno museu que mostra um pouco como viviam os índios Paracas, seus costumes, suas habitações enterradas no chão, múmias, crânios (alguns com os buracos da cirurgia). A paisagem do mar azul batendo na costa rochosa já faz o passeio valer a pena. Os nativos apelidaram uma destas rochas como Catedral, pois acreditam ter forma de uma igreja.

Na reserva há uma vila de pescadores onde experimentei pela primeira vez o famoso “ceviche”, comida típica peruana feita com peixe cru no suco de limão, acompanha mandioca e batata doce cozida. Excelente!

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.