San Pedro Atacama

Nesta pequena cidade de San Pedro Atacama parece que é domingo todo o dia. Cedo de manhã, não se vê quase ninguém na rua, todos estão acordando calmamente. A eletricidade é somente durante o dia, começa às 8h da manhã e vai até à 1h da madrugada. Nos domingos e feriados começa às 10h da manhã. Nos meus primeiros dois dias na cidade, não havia luz nenhuma hora do dia, pois o gerador estava estragado.

Um ponto interessante na cidade é o vulcão Licancabur, de quase todo lugar se pode avistá-lo. Para mim funcionava como um imã, não importa onde eu estava, ficava sempre buscando por ele no meu olhar da paisagem.

Visitei Pukara de Quitor, a uns 3km da cidade. Pude ir a pé para conhecer. É uma ruína, acredita-se que um forte, construído no morro. No dia seguinte, aluguei uma bicicleta para ir até as ruínas de Tulor, a uns 11km da cidade. O caminho já foi uma parte interessante do passeio. Fui por uma pequena estrada de terra. Não havia ninguém, era um nada, um deserto em todo o percurso. Uma ótima sensação de solidão. Diversas vezes, achei que poderia estar no caminho errado, mas não havia ninguém para perguntar.

Ao chegar em Tulor, uma guia caminhou comigo mostrando o lugar. Acredita-se que a ruína tem 2800 anos. A maior parte está coberta por areia e, segundo ela, é difícil para escavar uma parte maior, pois a manutenção seria muito cara. A volta foi um pouco difícil pois me perdi no caminho pelo deserto, fiquei dando voltas sem saber qual das marcas de pneus eu deveria seguir. Depois de um bom período, encontrei uma estrada asfaltada, que por sorte levava até San Pedro Atacama.

Fiz também um tour ao Valle de la Luna. Primeiro paramos no mirante para ver o chamado ¨Valle de Marte¨. Como o nome diz, são formações rochosas que parecem com as imagens de Marte. Logo, seguimos para o Valle de la Muerte, um cânion com uma pequena estrada. O nome surgiu porque ali morriam muitos animais que vinham da Argentina em direção ao porto de Antofagasta.

Seguimos ao Valle de la Luna para ver as formações rochosas e, no final do dia, subir no topo das dunas para ver o pôr do sol. As montanhas mudam de cores com o baixar do sol. Azul, rosa, vinho, uma beleza incrível.

2 comments to San Pedro Atacama

• Viagem pelo Chile 2001  says:

[…] San Pedro Atacama […]

• Antigua  says:

[…] todos dias que estava na cidade. Lembrava das imagens do vulcão Licancabur que, de todo lado em San Pedro Atacama, eu tentava […]