Chiang Mai


Chegamos em Chiang Mai durante o Festival Yi Peng, ou também chamado Festival Loy Kratong. Tinha lido antes da viagem sobre festivais no país e tentamos encaixar este na nossa viagem. O festival é baseado no calendário lunar, é comemorado durante a lua cheia do 12ª mês do ano.

No hotel, conhecemos uma família tailandesa (Pracha, Jam e Gik) que nos levou para jantar e nos contou muito sobre sua cultura e o festival. Junto com eles, compramos “Krathong”: são como pequenas oferendas feitas de flores onde se coloca uma vela e um incenso. Estas são colocadas no rio como oferenda para a mãe água e pedido de desculpas por poluir as águas. Colocamos nossas oferendas no rio Ping em frente ao hotel. Também fizemos alguns pedidos para que o rio leve. Outros símbolos do festival são as lanternas de papel que sobem com o calor do ar quente. A idéia é que ao subirem ao céu as lanternas levam consigo nossos problemas, azar, pecados… Outros dizem que é uma oferenda ao Buda e que a luz representa iluminação. Não havia uma única verdade sobre a simbologia, a unanimidade era que estava lindo ver o céu da cidade todo iluminado de “estrelas” feitas de lanternas.

Fomos um dia ver o desfile do festival, o centro estava lotado e todos preparados para a festa. Haviam vários carros alegóricos, velas pelas ruas, bancas de comida e artesanato por todo lado. Valeu a pena ter escolhido os dias do festival para visitar a cidade. Visitamos, também, diversos templos budistas e o “night bazaar”. Antes o lugar era conhecido como ponto de encontro e troca de vendedores de diversos lugares da Ásia. Hoje em dia, está mais para um mercado para vender artesanato aos turistas.

Em Chiang Mai, fizemos um curso de culinária Tailandesa. Sempre fui apaixonada pela cozinha do país, então, por que não aprender alguns pratos… Chegamos na aula atrasados, tínhamos confundido os dias, só viemos porque eles nos chamaram perguntando porque não aparecemos. A aula incluía aprender a fazer 6 pratos, e, é claro, comer. Também tivemos uma visita ao mercado local para conhecer os diversos temperos, frutas, verduras, tipos de carne. Ao final, aprendemos tanta coisa que era difícil de guardar nome de tudo. O bom é que o curso inclui um livro de receitas explicando os pratos passo a passo. Mesmo chegando tarde, a aula foi maravilhosa. Bem organizada, adoramos a experiência, principalmente a simpatia dos donos, Yui e Kwan.

Veja fotos do curso de culinária:

 

Apoio:

 

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.