Elberadweg: de Torgau a Wittenberg

DCIM101GOPRODe Torgau a Wittenberg seriam uns 70km, sai sem pressa, caminhei um pouco pela cidade pela manhã. Os primeiros 30km foram muito cansativos, muito vento, era como se pedalasse em montanha. Passei por Dommitzsch e parei num camping perto de Priesitz para comer. Aqui também a opção foi wurst. No imbiss (lanchonete) do camping encontrei outros dois ciclistas que iam na mesma direção que eu. Perguntei se era normal este vento, me disseram que não, que havia uma tempestade de vento, por isto estava tão forte. Sai antes deles mas falamos “até logo” pois sempre acaba encontrando as pessoas novamente.

Em Pretzsch, o caminho oficial vai pelo outro lado do rio. Eu resolvi seguir pelo “alternativo” pois parecia mais verde. Claro que não achei rapidamente a saída da cidade. Vi um caminho que poderia ser, então perguntei para uma senhora que passeava com o cachorro. Ela me respondeu que sim era por ali e que era muito bonito. Antes, perto de Priesitz eu estava parada no cruzamento de duas estradas olhando no mapa se entrava no camping para almoçar ou se tinha opções mais adiante, uma senhora passou de carro, parou e me perguntou se eu precisava de ajuda, se estava perdida. Disse que me achei no mapa mas queria saber se tinha onde comer mais adiante, ela sugeriu comer ali que havia uma lanchonete e seria mais fácil e rápido. No geral, em toda a viagem encontrei pessoas super simpáticas e dispostas a responder minhas perguntas.

kb_de14_04026O caminho alternativo tinha até plaquinha nas árvores como na foto abaixo e também era todo construído com um tipo de paralelepípedo com verde brotando no centro. Lindo e fácil pra pedalar. Este percurso também tinha muito vento, mas um pouco melhor que antes. No meio do percurso, logo depois de eu parar para fazer uns vídeos, me encontraram os dois ciclistas do almoço. Pedalamos juntos por mais de uma hora e eles resolveram parar para descansar. Segui até Elster onde peguei o ferry pra cruzar o rio. De lá faltavam somente uns 16km para Witternberg. Parei um pouco para apreciar a paisagem sentada nos bancos da orla do Elba. Logo, segui caminho. Esta parte era muito organizada e bem sinalizada. Uma pedalada tranquila. Quando estava quase chegando em Wittenberg escutei umas buzinadas de bike, olhei para trás e eram meus companheiros de almoço. Entramos juntos na cidade mas eu logo resolvi parar num café para tomar um cappuccino com sorvete de chegada. Desta vez não foi cerveja.

Wittenberg, ou a “Cidade de Lutero”, é muito bonita. Tem um centro histórico bem turístico cheio de cafés, restaurantes e lojas. A importância histórica da cidade está ligada ao protestantismo, pois foi ali na Igreja do Castelo que Lutero pregou suas 95 teses. As duas igrejas centrais estavam em reforma, estão se preparando para as comemorações de 500 anos, Lutero 2017. Eu tinha duas opções: ficar ali ou seguir caminho até Dessau, optei pela primeira. Não estava com pressa para nada, era minha viagem de teste sozinha em bike. Havia vaga num hotel bem na praça central, ótimo. Depois aproveitei o final do dia com um delicioso jantar no centro histórico.

1º dia: Bad Schandau a Sörnewitz – 69.28km
2º dia: Sörnewitz a Torgau 81.47km/150.75km
3º dia: Torgau a Wittenberg – 68,69km/219,42km
4º dia: Wittenberg a Dessau – 43,13km/262,55

See full screen

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.