Nossa primeira parada nessa viagem pela Ásia foi Luang Prabang (Lao: ຫລວງພະບາງ), em Laos. Ano passado, a viagem de férias foi escolhida por Marcelo, este ano era minha vez. E claro que escolhi lugares na minha região preferida do mundo – sudeste asiático.
Luang Prabang é uma cidade budista no norte de Laos situada num vale entre dois rios, o Mekong e Nam Khan. Atividades interessantes é o que não falta por aqui, diversos templos budistas e cachoeiras para conhecer.
Um dos pontos de interesse da cidade é o night market (mercado noturno) com diversas opções de comida e uma feirinha enorme de souvenir. Eles fecham a rua principal do centro histórico umas 18h para montar a feira. Todas as noites na cidade, nosso jantar foi ali. As opções eram inúmeras, barraquinhas de lanche, churrasquinho de todos os tipos, noodles e sopas dos mais variados possíveis. Vale a pena.
Durante o dia, passamos parte do tempo na cidade conhecendo templos budistas. O mais famoso é o Wat Xieng Thong e o Haw Kham Royal Palace Museum. A cidade é repleta de pequenos templos, entramos em vários, adoramos também o Wat Hosian Voravihane. Todos eram lindos, exuberantes em dourado e com imagens/estátuas de Buda. É comum ver monges budistas não só nos templos mas caminhando pela cidade, apreciando a paisagem, comendo algo.
Outro “must see” de Luang Prabang é subir os 329 degraus para ver o pôr do sol do Monte Phou Si. O topo do pequeno morro é um lugar de importante religiosidade para os monges budistas, fica no centro histórico e tem uma vista linda dos rios Mekong e Nam Kham. A subida leva uns 15 ou 20 minutos, como ainda estava me recuperando da perna quebrada, fiz uma primeira parada no Wat Tham Phou Si, templo no meio do caminho. E no topo tem o pequeno Wat Chom Si. Ao chegar no topo, descobrimos que não éramos os únicos com essa idéia, estava lotado de turistas, todos com as câmeras prontas para o pôr do sol. Assim que o sol desceu, todos foram embora rapidamente e pudemos apreciar a paisagem com calma. Lugar imperdível.
[Texto e fotos de Karla Brunet – 2019]
Social Profiles