Transporte no Japão

kb_jp14_1895Em matéria de transporte público, Japão ganha de qualquer outro país que já viajei, é eficiente e bem organizado. Os metrôs e trens possuem mapas super explicativos, mostrando cada estação em inglês e em japonês (algumas linhas também em chinês e/ou coreano). Dentro do vagão, em muitos casos, tem um painel eletrônico mostrando as estações a seguir e o tempo a cada uma.

No começo, não entendi o que eram todos os números ao lado das estações, depois percebi que era o tempo que eu levo pra chegar na estação x e, também, cada parada (estação) tem um número, por exemplo, Yoyogi é o número 26. Então, se você é ruim de nome, ou não consegue memorizar uma palavra japonês, o número facilita muito. Só precisa saber que na linha tal, deve baixar na estação número 12. Fica fácil saber também quando está chegando sua parada, pois o número vai se aproximando.

Outro ponto de precisão interessante são as saídas. A precisão começa na plataforma explicando para que lado é cada saída e os pontos importantes de cada uma delas. Depois, em cada saída tem a medida em metros para você chegar nela. Incrível. Por exemplo, a saída 4a está a 7om daqui e a saída 2 está a 135m.

E falando em saídas, a estação Shinjuku é uma loucura, mesmo com toda esta precisão me perdi algumas vezes por lá tentando achar a saída que queria. Me disseram que Shinjuku tem mais 50 saídas, acreditei. Mas depois vi na wikipedia que são mais de 200 saídas. O fluxo de passageiros é enorme, mais de 3 milhões por dia. Veja abaixo um timelapse vídeo que fiz da estação.


FLUXUS Shinjiku Station
from Karla Brunet on Vimeo.

Metrôs/trens locais

No meu primeiro dia, meu anfitrião sugeriu de eu comprar o cartão Suica. É uma ótima opção, vale pra tudo: metrô, trem, ônibus e até em lojas de conveniência é aceito. E o mais interessante, em qualquer cidade do Japão. Entendi que a pouco unificaram os sistemas e com este cartão você pode pagar qualquer metrô e trem local/regional por todo país. Em Kyoto, não aceitaram no ônibus local, mas usei no metrô sem problemas.

Tram em Kyoto

Kyoto local trainNa volta de Arashiyama, peguei o tranvia Randen Keifuku. Fui com o ônibus 11 e levou quase uma hora. O tranvia me deixava um pouco mais longe do hotel, mas foram somente 20minutos de viagem. O design no tranvia é antigo, parece que saiu de um filme, com o comandante gritando em cada estação, as luvinhas brancas ajustando nas portas. E pra cobrar, paga-se numa maquininha dentro do vagão, na saída. Ele cobra um a um. Somente na parada central (Shijoomiya Station) que tem uma catraca como em outros lugares. Por dentro, confortável como tudo por aqui: bancos estofados.  Recomendo esta linha, faz o trajeto de vários dos templos da cidade.

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Trem-bala / Shinkansen

Minha primeira experiência foi de Tóquio a Kyoto. Adorei. É rápido mesmo, olhar pela janela dá a sensação de estar vendo um vídeo em fast-motion. Veja o vídeo abaixo, é sem editar a velocidade dos frames. Uma dica importante para as viagens de trem no Japão é comprar um passe de trem antes mesmo de chegar no país, o valor é mais barato que uma ida e volta Tóquio-Kyoto. Infelizmente, só fiquei sabendo disto na estação em Kyoto, acabei pagando mais caro pelas passagens.

Shinkansen
from Karla Brunet on Vimeo.

Bicicleta

Não entendi muito bem a relação da cidade com a bicicletas. Se vê gente pedalando, mas não tem muita ciclovia, alguns vão pela calçada, outros pela rua. Em todo lugar tem plaquinhas de proibido estacionar bike, ou proibido andar com a bike. Achei meio difícil entender o sistema no pouco tempo que estive por lá. Por exemplo, não entendi onde estacionam a bike quem pedala pela cidade já que quase todo lugar é proibido. Vi que tem uns parquímetros de bicicleta, você paga e deixa a bike trancada ali. É tudo tão regulado, tantas proibições que perdi um pouco a vontade de ir em bicicleta.

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