Livro Trilhas. A Incrível Jornada De Uma Mulher Pelo Deserto Australiano


Livro: Trilhas. A Incrível Jornada De Uma Mulher Pelo Deserto Australiano
Autora Robyn Davidson

(Tradução de Celina C. Falck-Cook)

Li o livro de Robyn Davidson nos dias antes de começar a trilha pelo Pati. A leitura fez com que minha aventura parecesse tão fácil e simples.  Já tinha visto o filme (Tracks) e li um crítica do filme falando que o livro era muito melhor. Então, resolvi comprar o livro. Optei pela versão em português para poder emprestar o livro depois. Quando gosto de um livro, quero emprestar sempre. Passar a outros essa alegria da leitura.

É impressionante a história desta mulher que – nos anos 90 –  decide cruzar o deserto da Austrália caminhando por quase 3 mil quilômetros na companhia de 4 camelos e uma cadela. Já estive em Uluru, perto de Alice Spring, e só fazíamos caminhadas de 5 da manhã até umas 11 horas. Depois disso, o sol era tão forte e o clima tão seco que o parque desaconselhava fazerem trekking por lá.

A leitura é fácil mas não monótona. Uma boa parte do livro é sobre o tempo de preparação da viagem – sobre a decisão e as dúvidas de ir, a relação com os camelos, com os aborígenes, com sua cadela… Acredito que uma viagem não começa no dia que pegamos o avião, começa muito antes, no dia que decidimos que queremos fazer esta viagem.

Um dos pontos altos do livro é a opinião de Robyn, é seu posicionamento político e social sobre a cultura australiana. Ao caminhar durante meses pelo deserto, a autora vai refletindo sobre sua condição de australiana branca e mulher nesse território. Também, critica a sociedade em que cresceu que desvaloriza a cultura e o conhecimento dos aborígenes locais. O livro é uma reflexão sobre a vida, sobre nossos desafios, sobre o que somos capazes de fazer, sobre superação. Incrível a história dessa mulher. Recomendo.

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.