Cañón del Colca

Queria fazer trekking de três dias no Cañon del Colca, mas como a região estava em alerta de possíveis tremores de terra, nenhuma empresa estava organizando passeio. Conversei com um guia local e ele me sugeriu não descer no cânion, pois era perigoso e nem ele iria. Resolvi, então, fazer um tour de dois dias só na parte alta do cânion. Na saída da cidade, já pudemos observar os vulcões da região: Misti (que significa Senhor), Chachani (muito bem vestido, referente ao seu topo nevado) e Pichu Pichu (picos). Depois paramos para ver uma Vicuña (parente selvagem da Lhama) na Reserva Nacional de Salinas y Aguada Blanca. Uma hora mais tarde, paramos para tomar um mate de coca para encararmos o ponto mais alto do passeio.

No mirante, pudemos observar os vulcões e as montanhas nevadas da região. Neste lugar são feitas oferendas a Pachamama – as Apachetas – para proteger os viajantes. São colocadas folhas de coca em cima de torres de pedras. Dali seguimos para Chivay, acho que a maior cidade do cânion de Colca. No caminho vimos um vizcacha, animal típico da região, parecido com um coelho, mas com rabo comprido.

Em Chivay, há “aguas calientes” e, assim, foi maravilhoso ver o final do dia de dentro de uma piscina de águas bem quentes. À noite fomos numa peña turística jantar e assistir a danças locais. Numa delas, o homem dançava com saia. Trata-se do romance do Inca Mayta Capac que se apaixonou pela princesa Collahua (tribo local), Mama Iancaray-Yachi. Proibido pelo pai da moça, o inca invade uma festa vestido de mulher e rouba a amada.

No dia seguinte, bem cedo fomos ao Mirador de la Cruz del Condor para ver condores. Ficamos esperando uns minutos e eles começaram a subir. Quando o sol bate no cânion eles começam a voar. Por ser um lugar sagrado para os índios, os espanhóis coloram ali uma cruz para que adorassem Cristo também.

Voltamos para almoçar em Chivay parando em diversos mirantes pelo caminho. O lugar é realmente lindo, um cânion enorme com terraços de agricultura, povoados pequenos… Mais uma vez gostaria de ter tempo para poder ficar parada horas nestes lugares, mas infelizmente o tempo era curto.