Aparados da Serra: Itainbezinho, trilha do Rio do Boi e Fortaleza

Com o carro emprestado de minha irmã (Karina) e mais duas amigas Janet (que vinha de São Paulo passar o ano novo no sul) e Cristiana (prima de Santa Maria) fiz uma pequena viagem de 3 dias pelos Aparados da Serra. Começamos por Praia Grande em Santa Catarina, uns 30km de Torres. Deixamos as coisas no hotel e fomos procurar um tour para a trilha do Rio do Boi. Reservamos para o dia seguinte, pois não haviam guias para o mesmo dia. Dirigimos, então, até a entrada do Parque Nacional Aparados da Serra. A estrada não era das melhores, muita pedra solta. Pobre carro novo da Karina. O parque tem uma sede com banheiro e informações turísticas. Fizemos a caminhada para ver o Itaimbezinho, o cânion mais famoso da região. O calor de dezembro era forte mas a caminhada não tão longa, não cansamos. O lugar é lindo, um cânion enorme e várias araucárias ao redor.

O segundo dia foi a trilha do Rio do Boi, eram umas seis horas de caminhada pelo rio. O lugar também incrível pois se caminhava dentro do cânion passando por diversas cachoeiras. A caminhada foi um pouco ruim para mim pois estava com sandálias que ficavam presas no meio das pedras todo o tempo. Somente quando chegamos no local de partida para a trilha que o guia me disse que eu teria que haver ido com sapatos fechados. Já era um pouco tarde. Depois de caminhar algumas horas ,nos banhávamos em cachoeiras com água bem gelada. Uma maravilha.

No terceiro dia, fomos até o Parque Nacional Serra Geral para conhecer o cânion Fortaleza. Outro lugar impressionante. Do topo se pode ver o cânion e também o mar no horizonte. Ficar parada sozinha olhando e sentindo estes lugares não se explica. Acho que é nestas horas junto a natureza que se sente a presença de uma força maior, algum tipo deus.

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.