Sobre o Errante

O Errante é o diário de bordo de uma mulher apaixonada por viagens. Não o diário de uma viagem única, de um lugar ou de temas específicos, de listas de pontos turísticos, tampouco um espaço de orientações formais para viajantes. Neste site, Karla Brunet, nascida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, radicada em Salvador, na Bahia, abdica de protocolos e compartilha suas experiências, que são muitas: ela já conheceu mais de 50 países em todos os continentes do mundo, e está sistematicamente planejando novas investidas.

Para quem já viajou tanto, o jogo de cintura para assumir riscos e a vontade de desvendar coisas novas trazem perspectivas que mostram aos leitores formas diferentes de explorar cantos de todo o planeta – como, por exemplo, com mochila nas costas, por baixo d’água, em mergulhos, ou utilizando a bicicleta como transporte. O turismo ecológico, aliás, é a via principal destes caminhos. Não espere viagens tradicionais de quem sai de seu lugar em excursões de roteiros definidos e óbvios, porque Karla já até chegou a um país desconhecido sem saber onde iria se hospedar.

Acompanhando as idas e vindas da viajante, que escreve em primeira pessoa sobre suas impressões e descobertas, é possível reconhecer dicas valiosas, esquematizar as próximas férias e conceber novos sonhos de viagens. Curiosidades também não faltam, afinal a graça é experimentar de tudo. De comidas exóticas à arte das ruas, dos costumes religiosos a aspectos histórico-sociais dos locais, dos animais e pessoas que se cruzam nestas passagens. Dá ainda para encontrar informações necessárias para repetir as proezas e ver de perto aquilo de que as imagens, para além dos textos, falam tanto. É que Karla é fotógrafa, e todos os relatos são acompanhados de registros de suas máquinas.

Este site foi criado em 2001, com uma viagem de fim de semana a Foz do Iguaçu com a irmã Karina. Logo em seguida, Karla pediu demissão, vendeu o carro e partiu assim, “errante”, para países vizinhos da América do Sul, o que fez a ideia se encorpar em definitivo. Outros companheiros de aventuras que vêm se juntando ao longo destes anos também colaboram com seus relatos, além de ajudar com a gestão deste espaço e com a organização de conteúdos. Uma destas pessoas é a amiga Gabriela Grizzo, que sugeriu o nome da página, inspirado pela música Terra, de Caetano Veloso, e seu “errante navegante”. Que sirva de incentivo para outros dispostos a se permitirem a esta prazerosa condição.

[Texto da jornalista Paula Berbert]

Fotorsobre

Veja aqui sobre a equipe do errante

Linha do tempo das viagens no Errante

2013

2012

2011

2008

2004

2003

2002

2001

5 comments to Sobre o Errante

  • Verônica  says:

    Olá, tudo bem?

    Gostei muito do conteúdo do seu blog, gostaria de enviar uma proposta de artigo, caso tenha interesse, por favor, entre em contato pelo meu email, (veronica.fassoni@gmail.com).

    Abraços,
    Verônica
    http://www.falaturista.com.br

  • Bruno Peixoto  says:

    Karla, tudo bem?
    Estou mandando esse comentário para lembrar das nossas fotos feitas em Marimbus e Cachoeira do Roncador com sua camera, tá? Pode mandar para esse e-mail: dr.bpeixoto@hotmail.com
    Aproveitei para fazer uma visitinha no seu site. Adorei, vou ser um visitante regular apartir de agora.
    Parabéns!
    Um grande abraço de Bruno e Fernanda!

  • Rafael Facundo  says:

    Oi, td bem?
    Curti mto o perfil de vocês. Sou diretor de fotografia da http://www.revistachef.com.br é uma revista sobre alta gastronomia, com um conceito diferenciado de design e fotografia. Entrei a pouco tempo, assinei a capa e cerca de 90% da última edição, sobre o mel nativo. Estou começando a viajar bastante também, pelo Brasil mesmo. Fui para o Paraná, São Paulo, várias cidades na Bahia e também em Pernambuco. Gostaria de mostrar o nosso material para vocês e quem sabe fazer umas parcerias, tanto de viagens quanto de matérias, hoje temos a distribuição de 5 mil exemplares nas bancas de Brasília, Livraria Cultura e FNAC.
    Aguardo retorno, obrigado.
    Facundo

    • karla  says:

      Oi Rafael
      Sim, vamos conversar, te respondo por email.
      abraços
      karla

Leave a reply