Acordei cedo para o famoso passeio de trem ao Nariz del Diablo que sai de Riobamba às 7 da manhã. Os turistas chegam cedo para pegar um bom lugar, a maioria vai sentada na parte de cima nos vagões para poder apreciar melhor a paisagem. Estava frio e um pouco chuvoso.
Logo que se sai de Riobamba pode-se apreciar um pouco do campo do Equador, morros todos quadriculados de plantações, camponeses trabalhando. Parece que as pessoas ficam esperando para ver o trem passar (três vezes por semana). Ficam sentadas na beira da estrada de ferro, as crianças vêm correndo para acenar, deve ser interessante para eles ver um trem cheio de turistas sentados em cima dos vagões.
O trem para a todo momento, quando moradores locais entram e saem com suas cargas. A última parada antes do Nariz del Diablo é Alausi, uma pequena cidade nas montanhas. Lá sobem mais um grande grupo de turistas que ficam se esmagando com suas filmadoras e câmaras. O trem segue então para o vale e para a montanha chamada Nariz del Diablo.
O caminho é interessante e chegando no ponto final o trem para, as pessoas descem para fotografar. Depois da troca de vagões, voltamos pelo mesmo caminho até Alausi. Devido à destruição feita pelo El Niño, o trem não segue mais. Quando paramos um dos funcionários da ferrovia perguntou se eu tinha gostado do passeio, disse que sim. Ele ficou feliz dizendo que graças aos turistas ainda existe esta linha de trem, caso contrario já a teriam desativado.
Social Profiles