Quito

Meu vôo veio de Bogotá. A viagem foi linda! Pode-se ver do alto tudo branco de nuvens e no meio delas o topo de uma montanha. Já no Equador, vi outro cume. Percebi, então quão altos são os Andes nestas latitudes. Quito fica numa altitude de 2800 metros. Por todo lado se vêem montanhas. Sinto um alívio ao ver que a cidade tem fim (ao contrário de São Paulo que se perde no horizonte).

O centro antigo (ciudad vieja), a principal atração da cidade, com sua arquitetura européia antiga está repleta de igrejas centenárias, e encontra-se povoado de comerciantes. Os traços indígenas eram uma constante em seus rostos. As “plazas” são o ponto de encontro dos velhinhos, lá eles se sentam e assistem como o mundo passa por aqui. Crianças brincando por toda parte também são fáceis de encontrar.

A cidade nova, onde ficam todos os turistas, é mais moderna, cheia de cafés, restaurantes, lojas de artesanato e agências de viagem… Um outro mundo comparado à cidade antiga. Em meio a todo este glamour é comum ver à noite crianças e mulheres catando comida nos lixos.

A economia do Equador tem piorado muito. A total irresponsabilidade das políticas monetárias e fiscais dos últimos anos fez com que o país não conseguisse manter uma moeda própria e estável, levando à dolarização no começo de 2000. Segundo os equatorianos, desde então os preços subiram muito e os pobres ficaram ainda mais pobres.

Aqui tudo é pago e ganho em dólares americanos. Imaginem a população indígena que fala Quíchua e tem espanhol como segunda língua tendo que comprar comida com uma moeda escrita em inglês! Acho que desta vez os governantes foram longe demais…

One comment to Quito

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.