O verão chegou em Berlim e é hora de conhecer os lagos da região. Melhor forma: de bicicleta. Vi no meetup que Pixi, um alemão que conhece bem a região, estava propondo uma pedalada, no sábado, por Schorfheide. Lá vou eu.
O local de encontro foi a plataforma da estação de trem. Imaginei que seria fácil encontrar o grupo, simplesmente me dirigir ao grupo de pessoas que tivesse bicicleta. Ao chegar na estação me deparei com um grande problema, os grupos com bicicleta eram muitos. Acho que havia mais de 40 ciclistas esperando pelo mesmo trem que eu. Mas meu sexto sentido funcionou, escolhi um grupo para abordar e era o certo.
De Berlim pegamos um trem a Oranienburg e lá trocamos para o trem a Hammelspring. Outra experiência interessante, eram tantos ciclistas que não cabíamos todos no pequeno trem. Depois de muito apertar, entramos no trem. O cenário era divertido, bicicletas por todo lado, ninguém podia se mexer, os corredores estavam lotados com bicicletas. Mas como todos ali eram ciclistas, ninguém reclamou muito de estar preso, pois entendia a situação. Eu, juntamente com mais 3 de nosso grupo, fechei a parte dianteira de vagão. Para que as pessoas pudessem sair, tínhamos que fazer grandes manobras levantando as bikes.
Em Hammelspring, partimos em direção ao nosso primeiro lago, o Großer Gollinse. A pedalada foi em meio de florestas, lindo. O lago, para os padrões baianos, estava frio. Para os padrões europeus, a temperatura era ótima. Eu não entrei, preferi apreciar a paisagem.
Depois de 30km de pedalada, chegamos a Joachimsthal onde paramos para almoçar num típico restaurante do leste alemão. O lugar era agradável, sentamos ao ar livre, e a comida estava ótima. Mais uns 15km de pedalada por um linda paisagem verde, sol, chuva, floresta, estrada de chão, asfalto… e chegamos a Wolletzsee, nossa segunda parada para banho. Desta vez sim entrei na água, a princípio era um pouco fria, mas logo me acostumei e estava ótima. Refrescante depois de uma boa pedalada. Após o banho, seguimos ao nosso destino final, a estação de trem de Angermünde. Ali, todos voltaram a Berlim e eu fiquei pra dormir na cidade e voltar pedalando no dia seguinte.
Cycling Schorfheide from Karla Brunet on Vimeo.
Social Profiles