Nos seguintes dias em Cartoum seguimos com o workshop do Colab e também conhecemos um pouco da cidade. Encontramos com Gama, amigo de Hamasik e Felipe (meus amigos do Brasil), para um café no Instituto Goethe. O lugar era agradável, ao ar livre, e o café, incrível, um receita etíope com aromas e gengibre. Mais tarde, Javier nos levou para ver o encontro dos dois Nilos, era final de tarde num parque, uma mistura de área verde com parque de diversões, adorei.
No final do workshop, depois do trabalho concluído, Elamin nos convidou para um passeio pelo Nilo. Sentei na popa do barco e com o ruído forte do motor não conseguia ouvir o que todos conversavam, então, fiquei quieta, observando a paisagem. É interessante a força do rio, tudo de alguma forma gira em torno dele, imaginei as lendas e histórias milenares que deveriam existir sobre aquele lugar que eu estava passando. A paisagem, a solidão (mesmo que em companhia) e os pensamentos fizeram daquela viagem de barco um momento muito especial de minha passagem pelo Sudão.
No nosso último dia na cidade, fomos a Omdurman (Umm Durmān) para conhecer um Souqs (mercado), Javier nos levou para ver as espécies, condimentos, antiguidades, artesanato. Me impressionou o tamanho do mercado e quão tranqüilo era. Ninguém nos incomodou, não teve nenhum tipo de assédio, foi um passeio muito tranqüilo e prazeroso.
A rápida passagem pelo Sudão, ou seja, Cartoum, foi intensa. Os poucos dias no lugar pareciam mais longos que o normal, conseguimos fazer o trabalho proposto e ainda conhecer um pouco da cultura local. Não posso dizer que conheci Sudão, mas as pinceladas que tive foram além das minhas expectativas, e isto devo às pessoas que lá conheci. Todos foram sempre muito amáveis, mostrando de forma gentil o que era seu país, sua cultura e dificuldades. Um lugar um tanto quanto difícil para quem vem do Brasil e, assim mesmo, voltei para casa com uma imagem bem positiva de lá.
Khartoum Market – Seeds & Spices
PS: Estas fotos fiz no mercado para minha irmã, Karina, que uma vez me pediu fotos para sua cozinha. Achei que as sementes, condimentos e chás exóticos do Sudão fossem uma boa textura para estes pequenos quadros de cozinha.
Social Profiles