Quebrada de Humahuaca

Resolvi fazer o tour à Quebrada de Humahuaca. Saímos cedo, o dia estava frio e com muita neblina. Depois de quase duas horas de viagem, visitamos a cidade de Pucamamarca: ruas com casas estilo colonial e feira de artesanato. O melhor do lugar é a vista dos morros coloridos ao redor da cidade. De lá, seguimos para Tilcara onde visitamos as ruínas, Pucara, e o ¨Museo Arqueológico¨. Pucara foi toda reconstruída a partir das escavações feitas no local. Em meio aos muros de pedras cresce um grande número de cactos.

Nossa próxima parada foi Humahuaca. A cidade possui um grande monumento em homenagem ao herói indígena da independência, Diego, também, algumas lojas de artesanatos e restaurantes. Pode-se perceber nas pessoas grandes traços indígenas e, por estar perto da fronteira com a Bolívia, influência de sua cultura.

Na volta, paramos em Uquia para visitar uma pequena igreja com pinturas e objetos em ouro. Também, paramos no famoso ¨Cerro de las siete colores¨, uma montanha desenhada por diferentes faixas coloridas.

Queríamos conhecer o centro de Jujuy, como havia ¨tratorada¨ (manifestação dos camponeses que vem a cidade com seus tratores), não pudemos entrar. A polícia tinha fechado as ruas que dão acesso ao centro. Voltamos a Salta pela antiga estrada chamada ¨cornisa¨. É toda em curvas, passando em meio a uma floresta. O lugar é lindo, mas já estava frio e com muita neblina, como no começo do passeio.

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.